domingo, 30 de outubro de 2011

Ronaldinho

Novamente o assunto Ronaldinho Gaúcho volta às manchetes do Grêmio.
E novamente, é contra o Grêmio.
Muito já se falou sobre isso. Dez anos já se passaram desde a saída dele e mesmo assim, muita gente ainda não entende o nosso sentimento, de torcedores gremistas, para com este nosso ex-atleta.
Na época, antes dele sair, chegou a ser criado um site chamado Fica Ronaldinho, feito por torcedores com medo de que o jogador fosse vendido.
Se dizia, na época, que tinhamos que ficar com ele até a Copa do Mundo de 2002, que ali ele seria muito valorizado e então, venderíamos ele por uma fortuna.
E logo depois, aconteceu o que todos nós sabemos.
Sempre escutei a imprensa falando: "ele foi profissional"; "se o torcedor recebesse uma proposta dessas, também faria isso".
Discordo.
A torcida perdoaria e estaria ao lado do jogador até hoje se a conduta dele tivesse sido outra.
Se ele tivesse chegado e dito: "recebi uma proposta do PSG, vocês cobrem ?" ou mesmo "recebi uma proposta do PSG, quero sair e viver na Europa" e deixasse o clube negociar com o Grêmio. Ótimo, entenderíamos tudo. Iríamos lamentar a venda do jogador como lamentamos a venda de diversos outros, mas entenderíamos.
Mas não foi isso que aconteceu.
Lembro de uma entrevista, logo que se falou na renovação dele, antes de se falar em PSG, Lei do Passe, etc. O advogado do atleta dizendo na rádio Band: "olha temos que ver isso da renovação, pois há dúvidas se ele não estaria liberado pela nova Lei do Passe."
Depois, em outra entrevista, o Irmão-Empresário Assis dizendo a mesma coisa.
Confesso que na época, ao ouvir isso, senti um frio na espinha pois já estava na cara o que ia acontecer.
E para piorar, o atleta via o tempo todo falando que jogaria no Grêmio até de graça...
Isso que a torcida não perdoa. A traição pelas costas.
Mesma traição feita em janeiro, quando dirigentes do Grêmio ficavam até a madrugada fazedo um contrato, sendo que o jogador estava era fazendo um leilão para o Flamengo pagar mais pelo seu passe.
Faltou um pouco de noção para o Ronaldinho nestes episódios. Faltou clareza e honestidade nas negociações que ele teve com o Grêmio, faltou chegar para a torcida e falar de coração, não o texto que lhe é mandado ser dito por seu irmão, há 10 anos.
Faltaram gestos dele em relação ao Grêmio e à sua torcida.
Por exemplo, ele teria se redimido conosco fazendo um gol contra o Sport Club na final do Mundial de 2006 e depois, comemorar com a camisa do Grêmio. Estaria perdoado com a gente.
Faltou bom senso ao irmão dele ao levar o seu filho para as escolinhas do Sport Club.
Faltou ele demonstrar um mínimo gestão de desculpas.
Por exemplo, se ele tivesse um mínimo de noção, entrava hoje em campo com uma criança com a camisa do Grêmio em campo, ficaria de joelhos no meio de campo e antes do jogo, daria uma volta em redor do gramado, com uma camiseta, talvez, pedindo desculpas, ou fazendo gestos de perdão à torcida.
Com certeza, a torcida perdoaria.
Mas esses são gestões que só pessoas com um mínimo de noção e sentimento podem ter.
O que não é o caso do Ronaldinho.
A não ser que o Assis mande ele fazer isso.
Mas o Assis também não tem noção nem sentimento.
Nos resta, o protesto, a vaia e o rancor pela Familia Moreira.



domingo, 23 de outubro de 2011

Culpados

Essa semana foi divulgada a relação de cidades que receberiam a Copa das Confederações, em 2013. Porto Alegre ficou de fora e logo começou a busca pelos culpados.

Alguns, culparam a lenga-lenga que é a assinatura da parceria entre Sport Club e Andrade Gutierrez, outros, culparam pressões políticas e sobrou até mesmo... para o Grêmio (?!?!), pela alegação de que há um sentimento de Grenalismo no Estado.

A alegação de alguns Imparciais Jornalistas é de que o Grêmio está tentando trazer a Copa para a Arena e que isto prejudicou o Beira-Rio como sede da Copa das Confederações.

Primeiro, não sei como isso poderia ter acontecido. Tem algum gremista nas reuniões da Direção do Sport Clube com a Andrade Gutierrez ?

Segundo, não foi o Grenalismo que prejudicou o Estado, mas sim, o Coloradismo !

Explico.

Desde fevereiro de 2007 que se fala na construção do novo estádio do Grêmio.

Tudo começou com um apagão que o Olímpico teve, antes de um jogo pela Libertadores de 2007. Naquele dia, a Direção do Grêmio anunciou: “O Olímpico não suporta mais um jogo deste porte, precisamos de um estádio novo”.

E isso ocorreu antes do Brasil ser sequer anunciado como sede da Copa de 2014.

Desde então, diversos diretores percorreram o mundo. Visitaram estádios, empresas, empreiteras, estudou propostas....

Assinou contrato. Escolheu a área do novo Estádio, começou as obras.

E isso antes mesmo do início das obras de diversos outros estádios “confirmados” como sedes da Copa.

Ora, qualquer outro lugar do mundo, que tivesse uma Copa do Mundo em vista, e tendo uma Capital em que um estádio novo estaria já com contrato assinado, área escolhida, teria colocado este estádio como candidato a sede.

Em qualquer Comitê da Copa, em qualquer lugar do mundo, a Arena teria sido apresentada como opção à Copa, tanto no início do processo, como depois, após a paralisia que se abate na Padre Cacique.

Mas não na Província de São Pedro.

Aqui, se escolheu um estádio de 40 anos, sem cobertura, sem estacionamento, com péssimas vias de acesso, sem banheiros descentes, sem restaurantes internos...

Tudo isso, pelo Coloradismo.

Tudo bem, escolheram esse estádio. E nada foi feito. Lembro do Presidente do Sport Clube, Vitório Pífero anunciado que em 2009 começariam as obras de cobertura do Beira-Rio.

Até hoje, nada...

Já a Arena seguia a passos largos. Cada semana é possível ver uma parte nova do Estádio aparecendo.

Quem vem à Porto Alegre de avião, já identifica a Capital vendo as obras da Arena.

O mesmo ocorre quem vem pela BR116.

A Arena vai ser o cartão de visitas de Porto Alegre.

Enquanto isso, o Estádio Gaúcho da Copa é um potreiro abandonado.

Com tudo isso, os Gestores da Copa no Estado mantiveram a indicação do Beira-Rio para a Copa.

O resultado ? Porto Alegre perdeu duzentos e vinte e cinco milhões de dólares.

Tudo pelo Coloradismo.