Ainda no assunto, marketing, recebi um email com boas ideias de marketing do leitor Albenir Querubini, dei uma resumida.
E já comento algo: também já mandei muitas ideias de marketing para o clube e também não tive retorno.
Escreveu o leitor:
No entanto, está muito fraco o marketing do Grêmio. Falta um canal direito para o torcedor mandar sugestões para o Clube.
Certa
vez mandei um projeto para um dirigente da diretoria, não tive nenhum
retorno. Bom, vou enviá-lo agora para ti e te deixo a vontade para
publicar minhas sugestões no seu blogue. Creio que se criarmos uma pauta
sobre como ajudar o Grêmio, outras ideias vão surgir, pois chega de só
bater, criticar e manter-se inerte (que é a agenda da IVI).
Bom, elaborei os seguintes Programas de
Marketing para ajudar o Grêmio na
valorização da marca do clube, aumento do Quadro Social e renda para o Clube:
a) Programa Sócios do Interior - Trata-se
de estratégia específica para os gremistas que residem no interior. Com certeza,
é onde o Grêmio conseguirá o maior número de associados. Existem muitos
torcedores do interior que gostariam de se associar, no entanto, deixam de
fazer por não verem retorno do Clube, que devem ir além de simples descontos na
compra de produtos oficias. Por que não fazer sorteios de produtos aos
torcedores com pagamento em dia, desde chaveiros a camisetas, ou viagens para
assistir aos jogos do Grêmio? A próxima sugestão
complementa tal estratégia.
b) Programa Viagem com o Grêmio ou Grêmista VIP - Um programa para valorizar os sócios que pagam em dia e
para captar novos sócios para o Clube.
Trata-se de sorteio de certo número de associados para assistirem os jogos do Grêmio em Camarotes VIPs no Estádio Olímpico e/ ou acompanhar o
time em jogos fora de Porto Alegre. O momento é oportuno em razão da
Libertadores. Além disso, é um importante estímulo ao aumento do número de
sócios, por conseqüência, será um importante programa de aumento de renda para
o Clube. Funciona da seguinte forma, por exemplo: a cada jogo do Grêmio serão
sorteados 5 sócios torcedores da Região Metropolitana, 5 do Interior do Estado
e 5 novos sócios que realizaram sua associação há menos de 2 meses, que
viajarão com o Clube ou virão para o Olímpico assistir ao jogo em camarote VIP,
com direito de visitar os vestiários, etc. O Clube paga o transporte dos
torcedores.
c) Programa Talentos Gremistas - Uma forma de o Clube ampliar seu relacionamento com
os torcedores, aproveitando o talento dos torcedores gremistas. Existem muitos
talentosos torcedores que diariamente criam wallpapers, logotipos, jogos,
músicas, dentro outras, que podem ser publicados no site do Clube, por exemplo.
Além disso, também existem torcedores com boas idéias para o Clube, a exemplo
dessas que encaminho. Então, por que não dar mais espaço para as boas idéias? E ainda, conforme a necessidade do Clube, fazer
sorteio de brindes para as melhores idéias e sugestões ao
Clube.
d) Programa Corrente Gremista – Trata-se
de um programa de valorização da marca do Clube na internet, aproveitando as
redes sociais: Orkut, Twitter, Facebook, através da criação de campanhas,
materiais, jogos, etc.
São idéias
simples que gostaria de repassar ao Clube.
Já lancei a ideia num grupo de gremistas no Facebook de um modelo específico de sócios para gremistas que vivem longe do RS. São milhares, talvez passe do milhão e que se os gremistas do interior do RS já não vêem benefícios na associação, imagina esses outros. Em tal modelo o valor da mensalidade seria menor que os demais (considero razoável o valor de R$20,00/mês) e o principal benefício seria o de ter a faculdade de poder ver o Grêmio no seu estado ou perto de onde vive ou o de poder assistir a uma partida "gratuitamente" na arena. Optando por um, cerra-se a outra alternativa dentro de um ano. Creio que para aquele torcedor que vive, por exemplo, em Goiânia, teria o direito do ingresso no Goiás x Grêmio no Serra Dourada. O Grêmio se beneficiaria tendo um sócio a mais e um torcedor a mais alentando o time fora do RS. O clube só teria a ganhar com isso.
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