Porto Alegre está na 9° posição.... de 12 !!!
Tá no Z4 da preparação para a Copa.
Isso que Porto Alegre está empatada com Cuiabá e a um ponto da lanterna Manaus.
Manaus tem pior preparação para a Copa; BH e Fortaleza lideram
Análise do andamento das obras cria ranking das 12 cidades-sede do Mundial 2014
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Diego Salgado e Rodrigo Prada postado em 09/10/2013 12:18 h atualizado em 09/10/2013 14:40 h
Há seis anos, em
outubro de 2007, o Brasil ganhou o direito de organizar sua segunda Copa
do Mundo. Depois de 2.171 dias -- ou pouco mais de 71 meses -- o Portal 2014 e
o Sinaenco (Sindicato Nacional de Arquitetura e Engenharia) divulgam o
ranking da melhor preparação do país, entre as 12 cidades-sede do
Mundial 2014.
As notas atribuídas (de zero a cinco) levaram em consideração o
andamento dos projetos listados na primeira Matriz de Responsabilidades,
divulgada em janeiro de 2010 pelo Ministério do Esporte. Três setores
foram avaliados: estádios, mobilidade urbana e aeroportos. Os portos não
entraram porque apenas sete sedes têm obras ligadas à área.
Manaus teve a pior avaliação do país, com apenas seis pontos: dois no
estádio, zero no projeto de mobilidade e quatro no aeroporto. Em
seguida, vêm Brasília (seis pontos), Cuiabá (sete), Porto Alegre
(sete), Curitiba (oito), Salvador (oito), Recife (oito), São Paulo
(nove), Rio de Janeiro (dez), Natal (dez), Fortaleza (11) e Belo
Horizonte (12).
O critério de desempate adotado foi a nota concedida à construção ou
reforma dos estádios. Nesse quesito, somente o Mineirão e o Castelão
tiveram nota máxima, pois os projetos foram iniciados e entregues no
prazo previsto no cronograma. São Paulo e Natal, estádios ainda em obras
e com o maior índice de conclusão, ganharam nota quatro. A pior
avaliação deu-se em Brasília, Cuiabá, Curitiba, Manaus e Salvador. As
sedes tiveram nota dois na preparação de suas arenas (veja abaixo a
explicação).
Na mobilidade e nos aeroportos, os projetos excluídos da Matriz
pesaram contra. Foi o caso dos Monotrilhos de Manaus e São Paulo, do VLT
de Brasília e de uma intervenção no aeroporto de Porto Alegre.
Mineirão foi entregue no dia 21 de dezembro do ano passado (crédito: Sylvio Coutinho)
12ª Manaus: 6 pontos
Estádio: nota 2 Arena
da Amazônia apresenta 84% de execução em 40 meses. Avançou, portanto,
apenas 2,1 pontos percentuais mensal, o segundo mais lento entre os
estádios da Copa. Mobilidade: nota 0 Projeto
do Monotrilho foi excluído da Matriz de Responsabilidades em dezembro
de 2012. As obras serão concluídas após o Mundial. Aeroporto: nota 4 Com
apenas um projeto, o aeroporto Eduardo Gomes tem em execução a
ampliação do terminal de passageiros. O índice de conclusão é o maior do
país. As obras cumprem o prazo previsto no cronograma (entrega em
dezembro de 2013), mas começou atrasada.
11ª Brasília: 6 pontos Estádio: nota 2 O
governo do GDF precisou adiar três vezes a data de entrega. Em vez de
ser concluído em dezembro de 2012, o Mané Garrincha foi inaugurado em
maio, a menos de 30 dias da abertura da Copa das Confederações. As obras
duraram 34 meses, com média de 2,94 pontos percentuais por mês. Mobilidade: nota 1 O
projeto do VLT foi excluído da Matriz de Responsabilidades. A obra deve
ser concluída após a Copa do Mundo. A cidade tem apenas uma intervenção
viária ligada à competição: a ampliação da DF-047. Aeroporto: nota 3 Dois
projetos estavam previstos na lista da Copa. O Módulo Operacional
Provisório foi inaugurado em julho de 2012. O terminal está em obras
desde maio de 2011, com atraso de 27 meses. O índice de execução era de
35% no mês passado.
10ª Cuiabá: 7 pontos Estádio: nota 2 A
Arena Pantanal é o estádio em obras há mais tempo. São 41 meses em
construção. O índice de execução é de apenas 85%, média mensal inferior a
dois pontos percentuais. Mobilidade: nota 2 Problemas
com o tipo de modal e atrasos na licitação atrasaram o início das obras
do VLT. A entrega pode ficar para depois da Copa do Mundo. Aeroporto: nota 3 A
reforma do terminal estava prevista para junho deste ano. Ficou para
dezembro. O aeroporto Marechal Rondon também ganhou um terminal
provisório.
9ª Porto Alegre: 7 pontos Estádio: nota 3 Apesar
de ter avançado 44 pontos percentuais em um ano, as obras do Beira-Rio
ficaram paradas por nove meses (entre junho de 2011 e março de 2012),
por conta do imbróglio envolvendo a assinatura do contrato com a Andrade
Gutierrez. O fato pode atrasar a conclusão da reforma, marcada para
dezembro deste ano. Mobilidade: nota 3 A
capital gaúcha tem nove obras de mobilidade em andamento. Todas tiveram
prazos de entrega alterados na segunda Matriz de Responsabilidades. As
intervenções devem ficar prontas às vésperas da Copa do Mundo. Aeroporto: nota 1 O
Salgado Filho teve um projeto excluído da Matriz: a ampliação da pista
de pouso e decolagem. A ampliação e modernização do terminal ainda não
foram iniciadas.
8ª Curitiba: 8 pontos Estádio: nota 2 A
reforma da Arena da Baixada começou em outubro de 2011, com trabalhos
no entorno. O estádio tem hoje o menor índice de conclusão: 79%. A
entrega está prevista para dezembro deste ano, mas o cronograma
dificilmente será cumprido. Mobilidade: nota 3 Oito
projetos estão em andamento. Seis estão andamento, mas apresentaram
atrasos no pontapé inicial. Um projeto foi cancelado (Avenida Cândido de
Abreu). Linha Verde Sul está paralisada. Aeroporto: nota 3A
Matriz de 2010 previa três obras para o Afonso Pena. A intervenção no
terminal começou neste ano. Os trabalhos na pista foram concluídos. A
ampliação do sistema viário está em andamento.
7ª Salvador: 8 pontos Estádio: nota 3 A
Fonte Nova, inicialmente, seria entregue em dezembro de 2012. O estádio
recebeu a primeira partida no dia 7 de abril. As obras duraram 31
meses. Mobilidade: nota 2 O
projeto BRT Corredor Estruturante Aeroporto/Acesso Norte estava
previsto na primeira Matriz de Responsabilidades. Excluído, deu lugar a
duas obras no entorno da Fonte Nova. As intervenções devem ser
concluídas até a Copa do Mundo.
Aeroporto: nota 3 O
aeroporto Dep. Luís Eduardo Magalhães tem três obras em andamento. Os
trabalhos, de acordo com o primeiro cronograma da Infraero, já deviam
estar prontos. As obras do terminal começaram apenas no primeiro
semestre deste ano.
6ª Recife: 8 pontos Estádio: nota 3 A
Arena Pernambuco avançou 57 pontos percentuais em um ano. A conclusão
da obra, contudo, também atrasou. Prevista para dezembro de 2012, foi
entregue apenas em maio, a menos de um mês da Copa das Confederações. Mobilidade: nota 3 Apenas
duas das sete obras estão prontas. Os demais projetos ficarão prontos
entre dezembro de 2013 e abril de 2014. O maior deles, o Corredor Via
Mangue, tem menos de 70% de conclusão e deve ser concluído às vésperas
da Copa do Mundo. Aeroporto: nota 2 A
Infraero previa iniciar a única obra do aeroporto Gilberto Freyre em
maio de 2011. Mas a construção da torre de controle ainda não começou e
deve ser concluída após o Mundial 2014.
5ª São Paulo: 9 pontos Estádio: nota 4 A
Arena Corinthians avança 3,2 pontos percentuais por mês. Com 90% de
conclusão após 28 meses em obras, o estádio deve ser entregue em
dezembro, data prevista no cronograma. Mobilidade: nota 1 O
único projeto da capital paulista previsto na Matriz, o Monotrilho, foi
excluído da lista. A obra está em andamento, mas será concluída apenas
depois da Copa. As intervenções no entorno da Arena Corinthians chegaram
à marca de 59%. Aeroporto: nota 4 A
Infraero finalizou três obras em Guarulhos/Cumbica: a fase 1 do
terminal 4, a terraplanagem do terminal 3 e a implantação do Módulo
Operacional Provisório (MOP). A construção do terminal 3 está sob
responsabilidade da iniciativa privada. A primeira etapa deve ser
entregue até o Mundial.
4ª Rio de Janeiro: 10 pontos Estádio: nota 3 O
Maracanã, assim como a Arena Pernambuco, a Fonte Nova e o Mané
Garrincha, não foi concluído no prazo estipulado. A obra foi entregue
apenas em abril de 2012, a 45 dias do jogo inaugural da Copa das
Confederações. A reforma do estádio durou 33 meses. Mobilidade: nota 4 O Rio tem um projeto previsto para a Copa do Mundo: o BRT Transcarioca. As obras estão na reta final de execução. Aeroporto: nota 3 O
Galeão passa por três intervenções e todas, segundo a Infraero, devem
ser finalizadas até junho. Os trabalhos, no entanto, já deveriam estar
prontos. As reformas dod dois terminais, por exemplo, estavam previstas
para setembro de 2012.
3ª Natal: 10 pontos Estádio: nota 4 A
Arena das Dunas foi o último estádio da Copa a entrar em obras. Mas o
ritmo de trabalho dos últimos 26 meses é o mais intenso entre todos. A
entrega deve ocorrer em dezembro. A construção está 90% pronta. Mobilidade: nota 3 Natal
tinha quatro projetos na lista prioritária do Mundial 2014. Um deles
foi excluído. Dois devem ser entregues até junho do ano que vem. O
prolongamento da avenida Prudente de Moraes está finalizado. Aeroporto: nota 3 O
aeroporto de São Gonçalo do Amarante tinha, até agosto, apenas 27% de
conclusão. A inauguração do novo terminal deve ocorrer até a Copa, mas o
atraso vai passar de 24 meses.
2ª Fortaleza: 11 pontos Estádio: nota 5 O Castelão foi o primeiro estádio a ser entregue, cumprimdo o cronograma. A construção do estádio durou apenas 21 meses. Mobilidade: nota 3 Das
seis obras em andamento, nenhuma foi concluída. A entrega deve ocorrer
até maio de 2014. A intervenção mais avançada é do BRT da avenida
Alberto Craveiro, com 94% de execução. Aeroporto: nota 3 O
início da reforma do aeroporto Pinto Martins está previsto para
setembro de 2009. As obras, porém, começaram em junho de 2012. A
conclusão deve ocorrer antes da Copa do Mundo. Os trabalhos estavam 27%
executados no começo de agosto.
1ª Belo Horizonte: 12 pontos Estádio: nota 5 O Mineirão também cumpriu o prazo de entrega. A reforma durou 28 meses e foi concluída a seis meses da Copa das Confederações. Mobilidade: nota 3 Todas
as oito obras tinham previsão de término marcada para dezembro de 2012.
As intervenções serão entregues com atraso, antes do Mundial de 2014. Aeroporto: nota 4 As
obras no terminal de Confins foram iniciadas em janeiro de 2012. Mais
dois projetos estão previstos: a construção do terminal 3 e a ampliação
da pista. A entrega deve ocorrer no começo do ano que vem.
Teve um jogador que estava com a bola, tentou sair jogando, perdeu a bola, caiu no chão e.... gol do Flamengo.
Não ouvi ninguém identificando o autor da trapalhada.
E nos replays, não mostra o começo da jogada.
Mas temos o Youtube para investigar.
A cena é essa logo no começo do vídeo.
Vamos ao Print Screen tradicional do blog.
O jogador pega a bola, domina.
Tenta sair jogando, tem um jogador do Inter ao lado e tem todo o lado esquerdo do campo, livre para sair jogando, mas ele resolve cortar a bola para o lado que tem um jogador do Flamengo:
Xiii, ele perde a bola e desaba no chão!!
Começa a se levantar e o ataque do Flamengo partiu:
O jogador vem trotando...
O jogador do Flamengo cruza, a bola está entre dois jogadores do Inter, inclusive, passa na frente do atleta que fez toda a burrada! É a chance dele se redimir!
A BOLA PASSOU NA FRENTE DELE E ELE NÃO DOMINOU!!! Quem será esse jogador?
Olha ele! Parado!! Quem será?
GOL DO FLAMENGO! E o jogador está de braços na cintura...
Opa...
Camisa 10 ?!!?!?!??!?!?!?!!!??!?!
SERÁ QUE O MELHOR JOGADOR DO CAMPEONATO BRASILEIRO FEZ ESSA LAMBANÇA TODA ?!?!?!?!?!?!
Foi comovente o desespero vermelho no jogo de ontem contra o Flamengo.
Eu não sei qual era o maior medo deles: serem rebaixados ou ver o Celso Roth de volta.
Eles já estão naquela fase do "só o Roth salva o time", daquela minha tese das Fases da Contratação do Celso Roth: http://www.blogdodemian.com.br/2013/04/as-fases-da-contratacao-do-celso-roth.html
Achei ridículo o Inter ontem.
Dalessandro só se arrasta na lateralzinha do campo.
Caio não passa a bola para o Dalessandro.
Clemer, o Pronto, encheu o time dos bruxinhos da base dele.
E hoje de manhã, leio na maravilhosa cotação da ZH: Muriel não teve culpa no gol.
Já notaram que SEMPRE escrevem isso?
Mas o mais ridículo foi o Rafael Moura dizendo que não sofreu pênalti e o WC insistindo que FOI pênalti.