quarta-feira, 22 de maio de 2013

Mais uma do Noveletto

BOMBA: Inter tem só 71.091 sócios

Recebi informação quentíssima, de um leitor anônimo.
Me mandou um documento interno de uma instituição. Um relatório.
Inter tem 71.091 sócios.
Foram descontados os que deixaram de pagar e constam como inativos.
Aposto que o dirigente colorado que sabe desse número e está lendo o blog agora (sempre agradeço à audiência dos colorados) deve estar dizendo: PUTZ!!! FIADASPUTA DESSE BLOG!!!
Pois o dirigente sabe que o número é esse.
30 mil a menos dos 100 mil sócios tão badalados.
O Inter não tem 80 mil sócios.
Tem 71.091.
E caindo.
Espero que o leitor que me mandou isso, mande atualização constante desse número! 
Vou sempre publicar!




Contribuição de um leitor - Marketing

Ainda no assunto, marketing, recebi um email com boas ideias de marketing do leitor Albenir Querubini, dei uma resumida.
 
E já comento algo: também já mandei muitas ideias de marketing para o clube e também não tive retorno.

Escreveu o leitor:

No entanto, está muito fraco o marketing do Grêmio. Falta um canal direito para o torcedor mandar sugestões para o Clube.
 
Certa vez mandei um projeto para um dirigente da diretoria, não tive nenhum retorno. Bom, vou enviá-lo agora para ti e te deixo a vontade para publicar minhas sugestões no seu blogue. Creio que se criarmos uma pauta sobre como ajudar o Grêmio, outras ideias vão surgir, pois chega de só bater, criticar e manter-se inerte (que é a agenda da IVI).

Bom, elaborei os seguintes Programas de Marketing para ajudar o Grêmio na valorização da marca do clube, aumento do Quadro Social e renda para o Clube:

 a) Programa Sócios do Interior - Trata-se de estratégia específica para os gremistas que residem no interior. Com certeza, é onde o Grêmio conseguirá o maior número de associados. Existem muitos torcedores do interior que gostariam de se associar, no entanto, deixam de fazer por não verem retorno do Clube, que devem ir além de simples descontos na compra de produtos oficias. Por que não fazer sorteios de produtos aos torcedores com pagamento em dia, desde chaveiros a camisetas, ou viagens para assistir aos jogos do Grêmio? A próxima sugestão complementa tal estratégia.
b) Programa Viagem com o Grêmio ou Grêmista VIP - Um programa para valorizar os sócios que pagam em dia e para captar novos sócios para  o Clube. Trata-se de sorteio de certo número de associados para assistirem os jogos do Grêmio em Camarotes VIPs no Estádio Olímpico e/ ou acompanhar o time em jogos fora de Porto Alegre. O momento é oportuno em razão da Libertadores. Além disso, é um importante estímulo ao aumento do número de sócios, por conseqüência, será um importante programa de aumento de renda para o Clube. Funciona da seguinte forma, por exemplo: a cada jogo do Grêmio serão sorteados 5 sócios torcedores da Região Metropolitana, 5 do Interior do Estado e 5 novos sócios que realizaram sua associação há menos de 2 meses, que viajarão com o Clube ou virão para o Olímpico assistir ao jogo em camarote VIP, com direito de visitar os vestiários, etc. O Clube paga o transporte dos torcedores.

c) Programa Talentos Gremistas  -  Uma forma de o Clube ampliar seu relacionamento com os torcedores, aproveitando o talento dos torcedores gremistas. Existem muitos talentosos torcedores que diariamente criam wallpapers, logotipos, jogos, músicas, dentro outras, que podem ser publicados no site do Clube, por exemplo. Além disso, também existem torcedores com boas idéias para o Clube, a exemplo dessas que encaminho. Então, por que não dar mais espaço para as boas idéias?  E ainda, conforme a necessidade do Clube, fazer sorteio de brindes para as melhores idéias e sugestões ao Clube.

d) Programa Corrente Gremista – Trata-se de um programa de valorização da marca do Clube na internet, aproveitando as redes sociais: Orkut, Twitter, Facebook, através da criação de campanhas, materiais, jogos, etc.

São idéias simples que gostaria de repassar ao Clube.

Marketing Gremista

Tenho conversado com muitos gremistas que estão insatisfeito com o andamento dos trabalhos do Marketing do Grêmio.
Ou melhor, com a falta de andamento.
Era um ano de Libertadores.
30 anos da conquista da primeira Libertadores e do Mundial
E não fizeram nada.
Só a camisa especial da competição, mas o mérito disto é da Topper.
E o que o Homem da Empada fez?
Nada.
Em 1995, eu comprei um chaveiro e um adesivo da Libertadores.
Podiam ter feito uma camisa comemorativa, chaveiros com réplicas das taças da Libertadores e do Mundial, réplicas das taças em tamanho reduzido, podiam lançar um livro, um DVD, faixas, cachecol...
Mas isso não passou na cabeça do Homem da Empada.
Sem contar o absurdo, do bom momento do Barcos chegou, passou e não foi feito nada.
Ah, venderam camisas com o número dele.
Isso até eu dou a ideia para ser feito.
Podiam ter feito chapéus de pirata, tapa olho, camisetas...
Só a Paquetá que fez, e muito bem.
E para piorar, o Grêmio AINDA está vendendo uma tal de camisa do Flecheiro.... do Marcelo Moreno.
aqui.
Deve ser um sucesso de vendas, vender uma camisa caracterizada de um jogador que foi embora.

Eu tinha duas sugestões de campanhas que o Grêmio podia fazer:
Uma, na Arena.
Fazer uma campanha com o tema: Com o Grêmio, onde o Grêmio estiver - na Baixada, no Olímpico e na Arena.
Mostrando que o sentimento de gremismo é o mesmo nos três estádios.

Outra, para o Campeonato Brasileiro.
Mostraria fotos dos Campeões de 1981 e 1996 com a legenda: Há 32 anos, uma tradição que é só do Grêmio.



Ideias simples.
É só fazer.

Valor da venda

Eu sou totalmente cético do valor das especulações da venda do Damião.
Não acredito que ofereçam 20 milhões de euros por ele, valor acima do que o Milan pagou pelo Balotelli.
Todo o mundo sabe que a Europa paga menos para jogador não-europeu.
Só pagariam acima por um extra-classe, o que Damião não é.
E ontem, comentei no twitter que o Santos receberia pelo Neymar 16 milhões de euros.
Menos que o Inter receberá por Neymar.
Achei que isso demonstra o absurdo dos valores que os Explosivos tentam nos passar.


Mas hoje, o WC, fez a leitura do caso ao contrário.
Achou que o valor por Damião é correto, baixo é o valor oferecido ao Neymar.
É para enlouquecer.