quinta-feira, 28 de julho de 2016

Como conquistar um torcedor

Vale a pela ler esta matéria.

Um jornalista fingiu ser um torcedor da França que viria para o Brasil e ele utilizou os meios de contato de clubes das séries A, B e C para perguntar "por que eu deveria escolher ser fã do time tal".

O Grêmio, obviamente, recebeu esta pergunta.
Mas o Grêmio não respondeu à pergunta.

Alguém deve pensar: grande merda.
Grande merda nada.
É importante este contato.
Você conquistando um torcedor de fora, você cria um ponte de interesse distante.
Alguém que vai divulgar a tua marca.
Sempre faço questão de lembrar que o Milan tem mais torcedores fora da Itália que dentro do país.
Por isso que os clubes da europa estão indo fazer pré-temporada na Ásia.

Recordo de um menino aqui do Brasil que fez um vídeo reclamando que não tinha camisa do Borrusia no tamanho dele.
O que aconteceu?
O clube alemão mandou uma camisa para ele e fez um vídeo para o torcedor.
Vocês acham que esse menino vai amar algum clube daqui depois de ter recebido esse carinho do Borussia?

Quando Vargas estava no Grêmio, o clube foi jogar no Chile, e teve um torcedor que idolatrava o atacante, que acabou ganhando uma camisa.
Olha que oportunidade que o Grêmio teve para entrar no mercado do Chile.
Não fizemos nada.
Agora, temos o Bolaños aqui.
Quantos torcedores equatorianos tem curiosidade sobre o clube que está o atacante da seleção deles?
Eles usariam a camiseta do Grêmio em Quito?
Talvez de forma parecida (GUARDADAS AS PROPORÇÕES) que meninos no Brasil usam a camiseta do Barcelona de Neymar.

Isso tudo é mercado.
Isso tudo é torcida.
Um clube tem que chegar nesses lugares.
Mas o clube precisa criar mecanismos para isso.
E querer fazer isso.

Vamos lembrar que o Grêmio AINDA NÃO TEM O SEU SITE NA VERSÃO EM ESPANHOL E INGLÊS.

Aí fica difícil.




Um comentário: