domingo, 21 de abril de 2013

Contribuição dos leitores

O @imprensabarata, via Twitter lembrou dessa notícia que saiu esses dias:

http://www.rs.gov.br/master.php?int=noticia&notid=111170&tpace=2


Sport Club Internacional quer sediar Centro de Eventos do Governo do Estado
Foto destaque
  • Governo ainda está analisando o local mais apropriado e nenhum espaço está descartado



A secretária do Turismo, Abgail Pereira, recebeu, na manhã desta terça-feira (16), o presidente do Sport Club Internacional, Giovanni Luigi, para tratar sobre uma área no Complexo Beira-Rio onde poderia ser construído o Centro de Eventos do Estado.
De acordo com a titular da pasta, o Governo ainda está analisando o local mais apropriado e nenhum espaço está descartado. "O fundamental neste projeto é que ele seja um espaço público, frequentado pelos gaúchos e que todos tenham para com ele um sentimento de pertencimento", disse.

Abgail informou ao presidente colorado que a prefeitura apesentou duas áreas na Capital, nesta segunda-feira (15), que se somam ao Parque Assis Brasil, em Esteio, e ao Morro Santa Tereza, em Porto Alegre, como candidatas a sede do Centro de Eventos.

Luigi afirmou que o clube irá apresentar uma área no Complexo Beira-Rio que deve atender às necessidades apontadas pelo projeto da Setur. "Temos interesse neste empreendimento. Além de oferecermos um local, podemos modernizar o Gigantinho para que ele possa ser melhor utilizado. Seria um grande ganho para o complexo", afirmou.

A titular do Turismo pediu a Luigi que oficializasse o interesse em disponibilizar a área para que ela possa ser visitada pelo arquiteto João Niemeyer, provavelmente na próxima semana, junto com as que foram ofertadas pela prefeitura de Porto Alegre.

Algumas características do Centro de Eventos: - Capacidade total de pessoas sentadas: 10 mil (distribuídas em vários auditórios);
- Auditório principal: 4 mil pessoas; 2,5 mil cadeiras fixas; Divisível em pelo menos três salas para 500 pessoas com palco móvel; amplo espaço de circulação para acomodar outras 1,5 mil cadeiras avulsas;
- Auditórios secundários: três salas para mil pessoas cada;
- Salas de apoio: 30 salas com capacidade para 50 a 500 pessoas e capacidade total de 3 mil pessoas; espaço para banquetes ou pequenas exposições: 3 mil refeições simultâneas e possibilidade de receber evento social;
- Pavilhão de Exposições: 26 mil metros quadrados e pé direito de 10 metros; divisão em dois pavilhões e dois halls para feiras simultâneas e cabines de credenciamento;
- Praça de alimentação: 2 mil pessoas; Cafeterias, buffets, lanchonetes, Espaço Gourmet da culinária dos povos formadores do Rio Grande do Sul, serviços diversos
- Estacionamento: 5 mil vagas;
- Área construída: 60 a 100 mil metros quadrados.

Outros espaços necessários: - Cabines de tradução simultânea;
- Almoxarifado;
- Lounges;
- Salas de imprensa e apoio; camarins;
- Amplo palco para cenários e espetáculos culturais no auditório principal; Construção ecológica, estrutura para tratamento de resíduos, utilização de energias alternativas e reuso da água;
- Acessibilidade universal; tecnologia de comunicação e informação (wireless, telefonia móvel, etc)



O leitor acha estranho sair esta notícia, no mesmo momento em que se "descobre" que a obra do entorno do Beira-Rio não está previsto no contrato.

Ou seja, o Sport Club não tem como fazer o entorno, "cede" o espaço para o Estado fazer o seu centro de eventos e com isso, faz a obra que o Melhor Contrato do Mundo FIFA não previa.

É curioso mesmo.

Será que o Estado vai pagar essa conta? 

Um comentário:

  1. Caro Demian

    Publiquei como comentário em meu post no www.blogremio.blogspot.com.br e também postei hoje pela manhã no Twitter a notícia que saiu da Página 10 da ZH deste domingo a respeito do tal Centro de Eventos. Olha só:
    "A Prefeitura de Porto Alegre ainda não assimilou a proposta feita pela direção do inter ao Governo do Estado, para construir o Centro de Eventos (Estadual) junto ao Beira-Rio. A objeção se baseia no fato de que a prefeitura é a DONA DA ÁREA onde seria possível construir o Centro de Eventos. E não foi consultada."
    E agora?

    Saudações Imortais

    ResponderExcluir