quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Corinthians x Grêmio sem torcida

E olha a notícia.
Corinthians foi punido pela briga em Brasília.
Em dois jogos jogará sem torcida e em dois jogos jogará só com a torcida visitante.
Ou seja, Corinthians x Grêmio, pela Copa do Brasil, será com portões fechados.


A princípio, tudo bem.
Mas é o Corinthians...
E é a CBF quem escolhera (?!) os jogos.

Também pode ter um recurso com efeito suspensivo e essa punição acabe sendo só de um jogo, com torcida adversária apenas (palpite).

Cabe ao Grêmio ficar atento para que a punição seja devidamente aplicada.

http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2013/09/bastidores/por-unanimidade-corinthians-e-vasco-perdem-quatro-mandos-de-campo.html

Por unanimidade, Corinthians e Vasco perdem quatro mandos de campo

Corinthians e Vasco foram considerados culpados nesta quarta-feira pela briga envolvendo torcedores de ambas as equipes, no último dia 25, no Mané Garrincha, em Brasília, durante partida do Campeonato Brasileiro. O julgamento foi realizado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro, e condenou os clubes por unanimidade - cinco votos a zero.
Cada um dos clubes perdeu quatro mandos de campo – dois jogos com portões fechados e dois com a presença apenas da torcida visitante. Além disso, o Vasco terá que pagar uma multa de R$ 50 mil, enquanto o Corinthians será obrigado a desembolsar R$ 80 mil. O STJD considerou que os torcedores do Timão iniciaram a confusão. Ainda cabe recurso no caso, e a CBF é responsável por escolher quais partidas serão fechadas.
Quem teve a palavra no início foi o procurador Rafael Vanzin, que pediu a condenação dos dois clubes. Ele ainda solicitou punição ao Vasco em um segundo artigo, já que a equipe carioca era mandante da partida.
“As cenas públicas e notórias protagonizadas por vândalos travestidos de torcedores chocaram. Isso denota a falta de repressão por parte de ambas as equipes. A denúncia foi muito bem embasada”, garantiu.
Em seguida, a advogada do Vasco, Luciana Lopes saiu em defesa de ambos os clubes. Ela é filha de Rubens Lopes, presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.
“Não estamos vendo a CBF ser denunciada, nem o poder público. Só as duas equipes, que não tem como serem responsabilizadas. A segurança cabe ao poder público. O Vasco tomou todos os cuidados, convocou o policiamento, fez reunião de segurança. Mas não tem poder de polícia”, afirmou.
O discurso do advogado do Corinthians, João Zanforlin, seguiu linha parecida, embora ele tenha sido irônico em vários momentos. No início, disse que o caso, por precisar “da aplicação de normas internacionais”, merecia uma defesa em inglês.
“Mas não vou fazê-lo, porque o meu inglês está mais para Joel Santana do que para William Shakespeare”, explicou.
Por fim, foi realizada a votação dos auditores Francisco de Assis Pessanha Filho, Ricardo Graiche, Roberto Vasconcellos, Gustavo Teixeira e do presidente Fabrício Dazzi: “Esse tipo de infração não pode ocorrer em um estádio que vai receber a Copa, em um país que vai receber a Copa”, disse Graiche.
O Corinthians é o quinto colocado do Campeonato Brasileiro, com 29 pontos, um abaixo do G-4. Já o Vasco tem 20 pontos, dois acima da zona de rebaixamento, e ocupa a 14ª colocação.

Um comentário:

  1. Prezado Demian, eu quero ver o Corinthians jogar UM SÓ JOGO sem torcida nesta punição! Aí eu vou acreditar. Até lá...

    ResponderExcluir