quarta-feira, 26 de junho de 2013

Jogador critica falta de cobertor no CT do Inter

Dica do RW.
Como sempre, notícia negativa ao Inter só sai na imprensa Up-Mampituba.
Aqui, ninguém repercute.


26/06/2013 09h00 - Atualizado em 26/06/2013 09h00

Desiludido, Rhuann critica condições de CT do Inter: ‘Nem cobertor tinha’


Atacante do River-PI afirma que foi emprestado ao clube gaúcho, mas não gostou das condições do CT de Alvorada. Internacional nega acusações

Por Josiel Martins e Wenner TitoTeresina
239 comentários
Revelado nas categorias de base do River-PI e considerado uma promessa do clube tricolor, Rhuann viveu um sonho. Sim, um sonho de qualquer garoto no futebol: chegar até um time grande e, quem sabe, fazer sucesso. Através da equipe piauiense, o jovem de 18 anos de idade recebeu a proposta: iria para o Internacional. O fato de pertencer ao elenco do Colorado fez o menino, que mora em casa modesta da periferia da zona Sul de Teresina (PI), viajar na imaginação, pensar na carreira, fazer planos... O atacante virou até notícia: ‘Revelação do River-PI, Rhuann vai por empréstimo ao Internacional’, diziam as manchetes nos veículos de comunicação. Nos pensamentos de Rhuann, seria a oportunidade de ouro.
Rhuann - River-PI (Foto: Josiel Martins)Rhuann revela dias difícies no alojamento do
CT de Alvorada (Foto: Josiel Martins)
Mas só que Rhuann acordou e sentiu na pele uma realidade que não esperava. Foram apenas cinco dias no Rio Grande do Sul, dois no Centro de Treinamento de Alvorada, localizado na região Metropolitana de Porto Alegre. Criticando as condições de infraestrutura do CT da equipe gaúcha, o piauiense não suportou a estadia e retornou à cidade natal. E pior: sentiu-se enganado. Segundo a versão de Rhuann, não existiu nada de empréstimo. A forma como foi tratado no Colorado também, de acordo com o jogador, não o agradou. Sem cobertor e nenhum dinheiro no bolso, Rhuann afirma que passou por necessidades no local, sem apoio do Inter. A alternativa encontrada foi voltar para casa.
- O alojamento não era essas maravilhas, com camas rasgadas. Peguei uma temperatura de 10º C e nem cobertor me deram. Sai com quase 40º C de Teresina, uma grande diferença. Vi então que não tinha condições. Fui sem nenhum dinheiro, apenas com minha coragem. Poderia adoecer. Só tinha café da manhã, almoço e janta, com isso perdi quatro quilos. Era proibido levar comida para dentro do alojamento, apenas eram essas refeições, e tinha várias multas. Foi horrível. Pensei o seguinte: não estava passando dificuldades em casa, porque iria passar no CT do Inter? – relata Rhuann.
Acreditando que o empréstimo seria para jogar no time principal do Internacional, Rhuann afirma ter sido iludido. Após revelar à família o desejo de retornar, o atacante fez com que eles ‘se virassem nos 30’ para comprar a passagem de volta a Teresina. Motivos suficientes para preocupar sua mãe, a dona de casa Antônia Pereira, de 43 anos, que precisou fazer em empréstimos e contar com ajuda de amigos para garantir a viagem do filho.
Fui sem nenhum dinheiro, apenas com minha coragem. Poderia adoecer. Foi horrível"
Rhuann, atacante do River-PI, sobre condições do CT de Alvorada, do Internacional
- O que eu pensava não foi, por isso foi um baque.  Falaram outras coisas e, quando cheguei lá, não foi o que eu pensava. Era alojamento de juvenil, largado. Todo dia chegava gente para fazer teste. Pensei que não estava no lugar certo. O River-PI não esclareceu como iria ser, não fizeram contato. Como era empréstimo, pensei que iria jogar logo no time, não fazer testes. Fui desentendido. Ligaram, compraram as passagens (River-PI) e fui. Senti enganado – conta Rhuann.
Ao pedir dispensa do CT, o jogador ficou abrigado na casa de Edson Porto, treinador do River-PI durante o Campeonato Piauiense. Foi do técnico, aliás, o convite para que um olheiro do Internacional viesse ao Piauí para observar o atleta, acreditando no seu desenvolvimento.
Rhuann tem contrato com o Galo até 2016. Durante o anúncio da saída de Rhuann do clube piauiense, o presidente Elizeu Aguiar explicou que cedeu o jogador por empréstimo até o mês de dezembro, período em que o atacante deveria ser avaliado no time gaúcho. Caso agradasse, o Internacional poderia exercer o direito de compra. A intenção da diretoria tricolor era vender 70% do passe de Rhuann e ficar com outros 30%, planejando lucrar em transações futuras. Porém, os planos do River-PI e Rhuann eram divergentes, pois o atleta queria ser incorporado ao elenco colorado.
Inocente, apesar da idade, Rhuann espera outra oportunidade. Enquanto isso, continua no River-PI, que disputa o título do Campeonato Piauiense Sub-19 (Ele foi o autor do gol da vitória da equipe na segunda rodada do torneio). Tratando uma distensão na coxa esquerda, o jogador aguarda tirar uma lição de todo o episódio. É, há males que vem para o bem, já dizia um velho pensador que um dia escreveu esse ditado. 
Revelação, Rhuann se diz satisfeito com evolução em temporada no Galo (Foto: Renan Morais/GLOBOESPORTE.COM)Rhuann durante jogo do River-PI no Campeonato Piauiense  (Foto: Renan Morais/GLOBOESPORTE.COM)
- Espero ter ficado maduro. Não estou sentindo raiva. Mas saber que não deu certo... Oportunidades não irão faltar, mas os times têm que apreender a valorizar o jogador, fazer a coisa certa. Tenho 18 anos e vou amadurecer. Nada contra ninguém. Todos me incentivaram, porém não tem como ficar em um alojamento daquele. Pretendo ajudar ao River-PI, dar meu máximo e conseguir algum título. E, com certeza, um contrato com um grande time com tudo assinado, definido e sem aventuras – comentou Rhuann.
Inter nega acusações
Segundo Orestes Portolan, um dos diretores responsáveis pela base do Internacional, as reclamações de Rhuann são inverídicas. O dirigente se mostrou surpreso com as declarações do jogador, já que o motivo alegado para deixar o clube teria sido a saudade da família e da namorada.
- Isso que ele disse até me surpreende. Ele manifestou a vontade de ir embora pelo lado emocional, disse que queria voltar para terra dele, onde tinha deixado os pais e a namorada. Chegamos a colocar alguns funcionários, como psicólogos, para conversar com ele e ajudá-lo nessa adaptação, mas ele não quis ficar. O que alegou para gente foi a saudade dos pais e da namorada - diz Orestes.
Sobre as reclamações de Rhuann sobre a estrutura oferecida no CT da Alvorada, Orestes foi categórico ao afirmar que são inverídicas. Segundo ele, realmente existem multas para quem leva comida para os alojamentos, mas são oferecidas cinco refeições diárias, e não três, como disse o jogador. O dirigente também defendeu a qualidade dos dormitórios.
Alojamento é equipado com 20 quartos para quatro pessoas, banheiro, ar-condicionado e televisão (Foto: Divulgação/Inter)Alojamento tem 20 quartos para 4 pessoas, banheiro, ar-condicionado e televisão (Foto: Divulgação/Inter)
- Nunca houve reclamação de ninguém no CT da Alvorada, e as portas estão abertas para quem quiser conferir as instalações. São 20 apartamentos, com 4 camas individuais em cada, TV a Cabo e banheiro individual, com chuveiro com água aquecida, além da sala de jogos. As refeições são cinco por dia, café, almoço, lanche, jantar e ceia da noite. Realmente existem multas para quem levar comida para os alojamentos, mas é porque nós já oferecemos tudo de acordo com a orientação dos nosso nutricionistas, eles não precisam comprar outras coisas que possam atrapalhar a formação física deles - afirma.
Sobre a questão do contrato, Orestes esclarece que Rhuann foi contratado por empréstimo de seis meses, com opção de compra no fim deste período. O objetivo era observar, além das qualidades como jogador, a capacidade de adaptação do atleta. O dirigente colorado lamenta o desfecho que a história teve.
- Tínhamos interesse nele porque recebemos boas referências, mas infelizmente só passou dois dias com a gente e foi embora, com essas acusações inverídicas. Talvez pela repercussão que teve a contratação dele, tenha achado essa justificativa para tirar dele o peso de não ter dado certo. É difícil falar em caráter, porque é um menino de apenas 18 anos, que ainda está em formação, mas está começando mal - finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário