terça-feira, 11 de junho de 2013

Exemplo de Marketing

Eu costumo reclamar da timidez e letargia do marketing do Grêmio e queria mostrar dos exemplos de dois grandes clubes europeus:

Foi só o Barcelona contratar o Neymar que no mesmo dia criaram uma conta no Twitter em Português. 
Grêmio tem Vargas, da seleção chilena, e nós já vimos a comoção no país quando fomos jogar lá.

Grêmio não tem conta do Twitter em espanhol.
Nem em inglês.

A loja virtual do Grêmio é só em português.
O Site do Grêmio é só em Português. 
Não tem opção em espanhol ou inglês.

O Site do Barcelona tem opções, na capa do site, em OITO IDIOMAS.
O Site do Manchester United tem opções, na capa do site, em SETE IDIOMAS.

Não precisamos de tanto.
Mas espanhol e inglês é o mínimo!!!

Outro exemplo é do Manchester United. 
O time inglês tem o jogador mexicano Chicharito.
O que fez o Manchester?
Fez uma parceria com um banco mexicano: http://www.mktesportivo.com/2013/06/manchester-united-fecha-parceria-com-banco-mexicano/



Pelo acordo, o banco terá direitos exclusivos de produzir e comercializar cartões de crédito com a marca do clube, podendo atingir os mais de 24 milhões de seguidores que o Manchester United possui no México. 
24 milhões de torcedores.
Além disso, os clientes terão descontos especiais em produtos oficiais, ingressos e facilidades para se tornar sócio do clube.
E nós não conseguimos fazer um chaveiro para a Libertadores.
Te mexe, Homem da Azeitona!

Um comentário:

  1. Oi Demian!

    Parabéns pelo teu blog. Acesso esse espaco quase todos os dias aqui da Alemanha.

    O marketing do Grêmio parou no tempo há anos. Pior, eles nao precisam ser criativos, basta "copiarem" os grandes da Europa. Simples assim.
    Lembro muito bem do site do Grêmio ter a opcao de língua inglesa. O problema é que o site nao era atualizado nunca na língua estrangeira, tornando as informacoes lá contidas quase inúteis, além de passar uma péssima imagem (imagem de relaxamento, para mim). Fora o inglês "duvidoso" de quem fazia a traducao.
    Falar em desatualizacao e relaxamento, por favor acesse agora o site do Grêmio, repouse o mouse sobre o link "ingressos online" e clique na opcao "pacote de ingressos". E se surpreenda!

    Demian, nao precisamos de gente criativa lá! Apenas gente que queira ajudar o clube, que faca pesquisas em sites de grandes clubes e pondere o que pode ser trazido para cá a aplicado. Simples. Ah! E gente com um mínimo de capricho para manter o site do Grêmio "limpo e atualizado".

    Grande abraco.
    Marcos.

    ResponderExcluir