Falta uma última etapa para que o Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, seja liberado para jogos de competições nacionais, como Brasileirão e Copa do Brasil. Preocupada com a estrutura provisória, a CBF solicitou um “laudo de estabilidade”. Somente com esse relatório, a entidade terá condições de liberar o local, pretendido pelo Inter para ser a sua casa, além do Centenário, enquanto o Beira-Rio está em reforma.
- Falta o laudo de estabilidade estrutural, não é um relatório corriqueiro. Exigimos isso toda vez que há arquibancada móvel, já que se trata de um ato de profunda responsabilidade no zelo do nosso torcedor. Significa que a estrutura não vai flambar, não vai inclinar com a presença da torcida. Quem emite esse laudo é uma entidade especializada - explica o diretor da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Virgílio Elísio, em contato com o GLOBOESPORTE.COM.
Ainda não há um prazo definido para que todos os laudos sejam analisados.
- São 45 paginas de vistoria. Eles vistoriaram tudo, todo estádio, tudo, é muita coisa. 
Não tem prazo. Fico dependendo deles - complementa o diretor de futebol do Novo Hamburgo, Maurício Andrade.

Com a reforma, encerrada na última semana, o Estádio do Vale triplicou de tamanho: deixou de abrigar 5,5 mil torcedores para receber mais de 15 mil - atingindo, assim, o mínimo de capacidade exigido pela CBF para jogos do Brasileirão e Copa do Brasil. Isso foi possível com a retirada de algumas cadeiras e a instalação de arquibancadas móveis, só que fixadas no local numa base de concreto. São quatro módulos, colocados após terem sido feitas as fundações.
O acordo entre os clubes não invalida a realização de jogos no Centenário, em Caxias do Sul. Sem o Beira-Rio, em obras para a Copa do Mundo, o Inter tem disputado a maioria das partidas na serra gaúcha. Por isso, o Estádio do Vale, na Região Metropolitana, é visto com bons olhos - reduziria quase 90 quilômetros de distância em viagens.