quarta-feira, 31 de julho de 2013

"PMs que atuaram em confronto com torcedores do Inter serão levados a psicólogos"

Sim, isso ocorreu.
Em 2005.
Contribuição brilhante do leitor do Blog, o Ricardo.
Mostrando a diferença do tratamento que foi dado quando a Brigada atuou em uma briga no Beira-Rio, em 2005 e as atuais intervenções da BM na Arena contra a Torcida do Grêmio.
Ele mandou:

"Caro Demian,

Admirando teus posts em que fazes o trabalho da imprensa (ou seja, averiguar as fontes, buscar informações, ir atrás da verdade,...), escrevo para te lembrar do incidente no beira rio em 2005, quando a BM agrediu a torcida do inter.

Na época, a repercussão na imprensa levou a brigada a trocar seu comandante, pedir desculpas e entregar flores à torcida do inter no jogo seguinte.

Lembro das notícias e, inclusive, de uma foto no jornal da polícia entregando flores. Infelizmente não encontrei essa reportagem (que seria perfeita para ilustrar teus posts), mas encontrei essa que repasso:

Quarta, 5 de outubro de 2005, 16h14 
"Manchada", PM do RS dá flores para torcedoras 

Na tentativa de melhorar sua imagem, a Brigada Militar planejou ações de Relações Públicas para a partida da noite desta quarta-feira no Beira-Rio, entre Internacional e São Paulo. Parte de sua polícia feminina estará nos portões, oferecendo flores às torcedoras. Enquanto isso, PMs brindarão os homens com bandeirinhas do Internacional, com hastes de plástico. 

A oferta das bandeirinhas aos torcedores tem um significado: antes do jogo de domingo, 300 meninos entre cinco e dez anos, que haviam entrado com o Inter em campo, tiveram as suas quebradas por policiais quando voltavam para as cadeiras, onde estavam seus pais. Os policiais disseram que as hastes de plástico poderiam ser usadas como armas. 

Ao reprimir uma briga na arquibancada no domingo, depois da partida entre o Internacional e o Fluminense, os soldados perderam o controle e instalaram o pânico no Beira-Rio: usaram bombas de gás lacrimogêneo, balas de borracha e usaram cacetetes contra o público. Dezenas de torcedores foram parar em hospitais. 
O novo comandante do policiamento nos estádios, coronel Edson Alves, garantiu que aquelas cenas não se repetirão. 

O coronel Alves garante que muitos dos soldados envolvidos nos incidentes serão levados a psicólogos. 


Tem ainda as seguintes notícias interessantes que encontrei. 


Que diferença de tratamento, hein? 
Abç, 
Ricardo"

Grande Ricardo!!
Lembrou bem desse caso.
Imagine! 
Um Brigadiano pondo em riscos colorados tem que ir para a um psicólogo mesmo!!! 
Já os que agridem Gremistas são capazes de receber medalhas.

E engraçado que o assunto da violência contra o torcedor do Grêmio sumiu da mídia após o anúncio de Grenal com torcida única, né?




Nenhum comentário:

Postar um comentário