domingo, 25 de agosto de 2013

Histórico de auxílios governamentais ao Sport Club

Como eu disse no post anterior: sem a ajuda da Prefeitura ou do Governo do Estado, o Inter seria um time de bairro até hoje.

Recebo esta mensagem do Ilgo, que retuitou uma postagem do @fcpreis:


"Guilherme disse:

05/10/2011 às 6:25 PM:
"Quando se fala em Beira-Rio tem que se ter em mente que ele NÃO é um Estádio Particular e sim Público. Aliás, todas as ‘propriedades’ do Inter-RS são concessões.

O Inter-RS recebeu, em quase 60 anos, graciosamente ou bem perto disso, posse ou propriedade de 30 ha lineares na cidade, completados pelo aterro efetuado pelo DNOS sobre essas áreas alagadas do município, doadas ou cedidas pela Prefeitura Municipal.
Com efeito, a partir de uma operação de doação de 7 ha, decorrente da Lei Municipal 1.651, de 09/10/56 (Leonel Brizola), o Internacional viu, nesse tempo, acrescer a seu patrimônio mais três outras de mesma natureza jurídica, a saber:
a) a primeira, aumentando a área originalmente doada ( 7,00 ha) para 13, 10 ha, num acréscimo de mais 6,10 ha, com fulcro na Lei 3225, de 12/12/1968 (Célio Marques Fernandes);
b) A segunda, doando outra área (Parque Gigante), com uma superfície de 7,92 ha. com fulcro na Lei nº 3.921, de 21 de outubro de 1974, (Telmo Thompson Flores), totalizando ambas: 21,02 ha
c) A terceira, aumentando ambas essas duas áreas supra-mencionadas em mais 2,18 ha por retificação delas, passando a mencionada no item (a) a ter 15,04 ha e a mencionada no item (b) a ter 8,16 ha, totalizando as doações 23,20 ha, tudo com fulcro na Lei Complementar nº 511, de 21/12/2004 (João Verle).
Além disso, o S.C. Internacional obteve por cessão de uso da Prefeitura Municipal uma outra área, lindeira àquela mencionada no item “a”, supra, no montante de 2,57 ha, via Decreto 14.659, de 27/09/2004 (João Verle), bem como a locação, ao valor de R $ 25.000,00 mensais e pelo prazo de vinte anos, renováveis ad nutum, por mais vinte, de uma área lateral ao complexo Beira-Rio, destinada a estacionamentos e pertencente ao município (localizada em pleno Parque Marinha do Brasil), na superfície de 4,32 ha.
Verifica-se, assim, que o clube passou a dominar e usar uma área global de 30,10 ha naquele local privilegiado, situado a dez minutos, a pé, do Centro da cidade e às margens do Guaiba, na atualmente mais preciosa das localidades urbanas de Porto Alegre.
E as reformas do Beira-Rio para a Copa 2014 acho que só sairão do papel com a entrada de dinheiro público. É assim que eles fazem e sempre fizeram a dita ‘grandeza’ do Clube (Inter-RS).


Responder

Jaison disse:
05/10/2011 às 8:14:
PM Complementando, em 1950 quem concluiu a construção do Estadio dos Eucaliptos(então estadio do inter) para a copa de 1950 foi a CBD(que mais do que nunca foi sustentada pelo governo). Quando falo em concluir, falo de praticamente construir o estádio, ja que entes era limitado a pavilhões de madeira.E adivinha o que ocorria com o outro clube da capital, penava para se liberar dos tramites burocráticos para a construção do então maior estadio privado do país. Já tinha repassado seu nobre terreno onde estava a Schützenverein Platz para a prefeitura de Porto Alegre em troca de um banhado na azenha, mas esta se negava a liberar o terreno e remover as familias que ocupavam ilegalmente a area, atrasando a construção do Olimpico. Forçando o governo federal a investir através da CBD no estádio do inter para Porto Alegre ser sede da copa. Adivinha quem era o prefeito da época? Ildo Meneghetti, patrono do inter e que depois como governador facilitou a apropriação da atual area do Beira-rio.Somente em 1954, o Grêmio sem um unico centavo de dinheiro publico inaugurou o estádio olímpico, que até a inauguração do Morumbi foi o maior estádio privado do país. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário