terça-feira, 15 de outubro de 2013

Futebol do Futuro

Tive a grata satisfação de ter sido convido a assistir à palestra Futebol do Futuro, evento da Liga dos Fanáticos da RBS com apoio do ISM - Instituto Sports Market.
Primeiro pode-se falar das instalações do evento. 
Fizeram uma baita produção.
Colocaram os palestrantes no centro do auditório e o público ao redor, como se fosse um estádio de futebol.
Ao fundo, tinha uma arquibancada e ao lado das palestras havia muitas opções para o intervalo das palestras, como mesas de futebol de botão, mesas de fla-flu, video games e um chute à gol, além de estandes dos patrocinadores do evento.
Ficou um clima muito bom no local com essa área de entretenimento.
Outro ponto que foi muito criativo: para marcar quanto tempo faltava para cada palestrante, passava uma garota com uma placa que marca os acréscimos do jogo de futebol. Marcava 20, 10, 5 minutos. Muito criativo.

Vamos às palestras:

Políticas Públicas do Esporte:
- Kalil Sehbe, João Bosco Vaz e José Fortunati.
Mediador: Túlio Milman 
Devido ao maravilhoso trânsito da BR116, perdi a abertura do evento e, quando cheguei, o Fortunati não estava mais no local. Nem sei se ele participou do evento, mas estava na programação. Assisti só ao Kalil e ao Bosco falando.
Achei muito oficialista a palestra, até pelo mediador, Tulio Assessor de Imprensa de Tudo Milman.
Eles falaram da expectativa de turistas para a Copa, principalmente se vierem Argentina e Uruguai para cá.
Também referiram que algumas Seleções cobram para virem para se hospedar em uma cidade.
Senti falta de perguntas no evento, principalmente nesta palestra. Tudo bem que perguntas pode atrapalhar a dinâmica do evento, mas às vezes fazia falta.
Eu tive vontade de perguntar sobre a Fan Fest de Porto Alegre ser muito próxima ao local do jogo, do fato de não termos tido Fan Fest na Copa das Confederações e sobre a falta de espírito de Copa em Porto Alegre.
Alguém já viu algum elemento visual da Copa na cidade?

A Gestão de Uma Marca:
- Gerardo Carucci, Gerente-Geral de Copa da Nike.
Ele falou de como a Nike se preparou para as Olimpíadas de Pequim, principalmente.
Gostei de uma frase dele: se tu vai vender para um corredor, você precisa ser um corredor. Se vai vender para um fã de futebol, você precisa ser um fã de futebol.
Linkado com o que eu falei sobre elemento visual da Copa na cidade, ele mostrou o que foi feito em Pequim para preparar o ânimo da população para o evento: dezenas de campanhas em revistas, out-doors, lojas com decoração especial nos shoppings. A cidade precisa respirar esporte. 
Ele não disse, mas eu digo: Porto Alegre está longe disso.

Futebol, mais que um Esporte:
- Christian Sujoy, Coordenador do Programa Internacional da FIFA em management y Direito do Esporte.
- Harold Mayne Nicholls, Ex-presidente da Federação do Chile e trabalhou na FIFA.
- Saam Momen, Lidera a área de projetos especiais da Golden Goal e atua como Diretor de Partidas da UEFA no Arsenal.
Mediador: Fábio Kadow.
Palestra mais técnica, foi comentado sobre os cursos que a FIFA vem fazendo para preparação de Gestores no futebol, chamado FIFA Master. Também fizeram referências de como a Champions foi organizada para ser o que é hoje e, um dado interessante: alguns países europeus adotam calendário similar ao brasileiro.

Visões do Gramado:
- Dunga.
- Carlos Alberto Torres.
Mediador: Lauro Quadros.
Acho que foi a primeira vez que escutei o Dunga falando da Copa de 1990. Ele falou daquele problema do patrocínio e dos problemas do grupo e como isso foi resolvido para 1994. 
Sempre é boa a palestra com figuras do esporte que trazem relatos de histórias e do que eles viveram.
Carlos Alberto Torres contou ótimas histórias da época da Seleção e do Santos, até contou que desde cedo era capitão de quase todos os times que jogava e como virou o capitão do Santos com 22 anos.
Dunga também foi muito bem na palestra dele, chegou a falar alguma coisa sobre o Paulo Paixão, o defendendo e dizendo: não basta fazer toda a preparação se depois o jogador não faz nada do que pediram. 
E o Lauro Quadros, sendo Lauro Quadros: começou com um monólogo, parecia que estava no Polêmica, largou a piadinha surrada do "L" para o Carlos Alberto Torres e conseguiu se perder em uma história que ninguém sabia se era uma piada, uma história ou uma pergunta. 
Depois, consegui apertar a mão do Carlos Alberto Torres. Apertei a mão que levantou a Jules Rimet.
A Virada do Futebol:
- Danny Jordann, dirigiu a Candidatura da África em 2010 e foi executivo-chefe do comitê local.
Novamente foi tratado do assunto do país ou cidade se envolver com o mundial, o que não temos feito, na minha opinião.
Fan Experience:     
- Cathy Long, Head of Supporters da Premier League.
- Amir Somoggi, especialista em administração esportiva.

Melhor palestra disparado. A Cathy deu um show, mostrando o que foi feito na Inglaterra para aproximar o torcedor dos estádios, por que, como isso, ele será um consumidor.
Essa é uma discussão que já tive outras vezes: marketing não é só vender camisa, é criar uma experiência no torcedor. 
Ela falou inclusive que há uma tentativa de atrair o público do visitante ao estádio!!
Aí vemos que nós estamos indo na direção contrária! 
Ela falou também sobre o maior envolvimento dos patrocinadores nos dias de jogos.
Os tópicos que a Cathy apresentou serão abordados em um próximo post.
O Amir também fez uma baita apresentação, comparando o que o mercado brasileiro já cresceu e como ainda está distante do mercado europeu.

Esporte, mídia e Comunicação:
- Dominic Chimhavi, Porta voz da Federação sul-africana e chefe de comunicação da Copa de 2010.
- Ricardo Cappra, Consultor em estratégias digitais com atuação com a Gatorade, Nike, Barcelona e Microsoft.
- Giuliano Giorgetti, Chefe de Web & Novas Mídias do Milan.
Mediador: Marcelo Rech.

O Dominic comentou sobre como os meios de comunicação ajudaram em impulsionar a Copa na África.
Falou na importância da mídia estar fazendo uma agenda positiva do evento. (Isso a gente sabe que a mídia local, para um lado, é sempre positiva).
O Ricardo falou sobre a questão da avaliação de performance dos jogadores e o uso da tecnologia.
O Giuliano deu um show na palestra dele mostrando como o Milan usa as redes sociais. O Milan chega a ter 8 versões do site deles, contas de twitter em várias línguas, usa o Youtube, Instagram.
E o Grêmio não tem nem twitter em espanhol, mesmo tendo um jogador da seleção do Chile e outro da seleção do Paraguai no seu elenco.
Um dado interessante: 53% dos torcedores do Milan estão na Ásia.
O Brasil quase que supera o número de torcedores do Milan na Itália.
Realmente, um evento que acrescentou muito e convenceu que ainda temos que melhorar muito e temos por onde melhorar. Especialmente, o Grêmio.

Ah, e algumas curiosidades:
- Um importante ex-dirigente de uma administração recente do Grêmio chegou ao evento às 12:10. Foi embora às 12:15.
- Um importante dirigente colorado foi visto no local. Mas ficou mais no Twitter que prestando atenção nas palestras.
- Não vi ninguém da atual direção do Grêmio no local.
- A Cathy falou que esteve sábado na Arena, mas não vi NADA ser publicado no site do Grêmio.

Um comentário:

  1. Mas como que não chamaram o PRESIDENTE ILUMINADO VITORIOSO DE GELO SENHOR DAS OBRAS para brindar os convidados com alguns minutos da sua sabedoria???? hahahahaha

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